sexta-feira, 16 de abril de 2010


Trechos do livro - A física da alma - Amit Goswami

A palavra quantum significa ¨uma quantidade discreta¨.Por exemplo, um quantum de luz, chamado de fóton, é uma quanmtidade discreta e indivisível de energia, um feixe de energia localizada.

O que significa dizer que a matéria tem natureza de onda e,por isso, pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Se isso parece paradoxal, o paradoxo se resolve quando se percebe que as ondas da matéria são ondas de possibilidades (função de onda);elas estão em dois lugares (ou mais) ao mesmo tempo apenas em possibilidade, apenas como superposição da duas (ou mais)possibilidades.

Objetos quânticos existem como superposição de possibilidade até que nossa observação cause a realidade da potencialidade, gerando um evento real e localizado dentre diversos eventos possíveis. Se uma possibilidade em particular tem uma grande chance de se tornar real, graças a observação, então a onda de possibilidade também é forte; quando a onda é fraca, é pequena a probabilidade de que sua possibilidade correspondente se torne real.

Um exemplo ajuda a esclarecer a questão. Suponha que liberamos um elétron dentro de um recinto. Em instantes, a onda de elétron se espalha pelo lugar. Agora, suponha que montamos uma rede de detectores de elétrons, chamados cotadores Geiger, nesse recinto.Será que todos os contadores acusam alguma coisa? Não. Só um dos contadores detecta o evento. Conclusão? Antes da observação, o elétron efetivamente se espalhou pelo cômodo, mas apenas como uma ond de possibilidade. E a observação fez com que a onda se tornasse real.

Pág. 143/144: Quanto maior o fardo sobre nossa memória e sua repetição, mais nossa liberdade de escolha fica comprometida. Se um estímulo foi encontrado, é grande a possibilidade de que respondamos da mesma maneira que respondemos antes. Isso, obviamente, é uma propriedade bem conhecida da memória; a evocação aumenta a possibilidade de novas evocações. A tendência vem das probabilidade dessas possibilidades quânticas que vivenciamos no passado. Isso se chama condicionamento (crifo meu)

Glossário

Complementaridade: característica de objetos quânticos possuindo opostos, como natureza de onda e natureza de partícula, dos quais podemos ver apenas em um arranjo experimental Os aspectos complementares de um objeto quântico referem-se a ondas transcendentais e partículas amanentes.

Consciência: a base de toda a existência, que se manifesta como sujeito que escolhe e experimenta o que escolhe, ao pôr em colapso a função de onda quântica no cérebro, em uma célula viva ou em outros conglomerados celulares.

Correlação não-local: relação de fase, que persiste, mesmo a distância entre dois objetos quânticos que interagiram durante um períodoe depois pararam de interagir(aparentemente)

Domínio Transcedental: pertencente a um reino de realidade que se localiza paradoxalmente tanto dentro quanto fora do espaço-tempo físico.

Função de onda: função matemática que representa a amplitude de onda das ondas de possibilidades quânticas; obtida como solução da equação de Schrodinger.

Lei da conservação de energia: A energia do universo material permanece constante.

Localidade: idéia de que todas as interações ou comunicações entre objetos se dá mediante campos ou sinais que se propagam pelo espaço-tempo, obedecendo ao limite da velocidade da luz.

Materialista: é o realista materil, uma pessoa que afirma que a matéria é a base de toda a existência.

Não-localidade: influência ou comunicação instatânea sem qualquer troca de sinais através do espaço-tempo; uma unidade indivisa, uma inseparalidade que transcende o espaço-tempo.

Onda de possibilidade: estado quântico multifacetado com relações de fase entre duas diferentes facetas (ou possibilidades). Por exemplo, um elétron que passa por uma dupla ranhura torna-se uma onda de dois estado possíveis, um estado correspondente à sua pasagem pela ranhura um, e outro estado correspondendo à sua passagem pelaranhura dois.

Padrão de interferência: o padrão de reforço de uma pertubação de onda em alguns lugares e que não interagem, nas quais as coisas acontecem em paralelo. Em outras palavras, para cada estadodo cérebro, háum estado mental correspondente.

Realidade: tudo o que existe, inclusiv o que é local e não local, imanente e trascedente; em contraste, o universo do espaço-tempo se refere ao aspecto local e imanente da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário