quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O poder sem limites - PNL


Melhor livro que já li...tão bom que estou lendo denovo

Sobre programação neurolinguistica - PNL

¨Há um estado fascinante que trata de alguma coisa chamada de "síndrome do centésimo macaco". Em seu livro Life Tide, publicado em 1979, o biologista Lyall Watson conta o que aconteceu numa tribo de macacos, em uma ilha perto do Japão. Depois que um novo alimento, batatas-doces, cobertas de areia e recentementes desenterradas foi introduzido em seu meio. Uma vez que os outros alimentos não requeriam preparo, os macacos estavam relutantes em comer batatas sujas. Foi então que um macaco resolveu o problema, lavando as batatas em um riacho e ensinando a mãe e os companheiros a fezerem o mesmo. Então, algo aconteceu. Uma vez que certo número de macacos, cerca de cem deles adquiriram esse novo conhecimento, outros que não tinham contato com eles que viviam em outras ilhas, começaram a fazer a mesma coisa. Não havia meio físico pelo qual pudesse ter sido influenciados pelos primeiros macacos. Mas, de alguma forma, o comportamento espalhou-se¨.

¨Agora, esse caso não é único. Há numerosos casos onde indivíduos, sem maneira de entrarem em contato com outros, agem de notável acordo. Um físico tem uma ideia e, simultaneamente, três físicos em outros lugares tem a mesma ideia. Como acontece isso? Ninguém sabe com certeza, mas muitos cientistas proeminentes e pesquisadores do cérebro, tais como o físico David Bohm e o biólogo Rupert Sheldrake, acreditam que há uma consciência coletiva para o qual todos nós podemos ser atraídos, e que quando alinhamos através da crença, através do foco, através da ótima fisiologia, encontramos um caminho para mergulhar nessa consciência coletiva¨

¨Nossos corpos, nossos cérebros e nossos estados são como um diapasão em harmonia com esse nível mais alto da existência. Assim, quando mais afinado estiver, melhor alinhado estará, e mais poderá entrar nesse mundo rico de conhecimento e sensação" (página 193)

____________________________________________

¨Um importante corolário da fisiologia é a congruência.Se estou lhe dando o que penso ser uma mensagem positiva, mas minha voz é fraca e experimental, a linguagem de meu corpo é desarticulada e desfocada, sou incongruente. A incongruência não me deixa ser tudo oq posso ser, de fazer tudo oq posso fazer e de criar meu estado mais forte.

Vc deve ter tido experiências, quando não acreditou numa pessoa, mas não sabia o certo pq. O que a pessoa dizia fazia sentido, mas vc de alguma forma acabava realmente não acreditando nela. Seu inconsciente captou alguma coisa que seu consciente não captou.

Todos temos experiência do preço da incongruência quando parte de nós realmente quer alguma coisa, mas outra parte inteiror parece nos deter. Congruência é força.

Desenvolver congruência é uma das chaves para o poder pessoal. Quando estou comunicando, sou enfático em minhas palavras, minha voz, minha respiração, minha fisiologia toda. Quando meu corpo e minhas palavras combinam, estou dando sinais claros para o meu cérebro que é isso que quero produzir. E minha mente reage de acordo.

Se vc diz para si mesmo: " Bem, sim, acho que é issoé o que eu devia estar fazendo", e sua fisiologia está fraca e indecisa, que tipo de mensagem seu cérebro recebe? Se os sinais que seu corpo envia ao seu cérebro são fracos ou confiltantes, o cérebro não tem um senso claro do que fazer.

Uma maneira de desenvolver congurência é modelar fisiologia de pessoas que são congruentes. A essência é descobrir qual parte do cérebro que uma pessoa efetivamente usa, em uma dada situação. Se vc quiser ser efetivo, quer usar seu cérebro da mesma maneira. Se vc se espelha na mesma fisiologia de alguém com exatidão, atingirá a mesma parte do seu cérebro.

O espelhamento na fisiologia de outras pessoas gera um estado similar e uma sensação similar, base ára a criação de harmonia ¨Não existem pessoas resistentes, mas comunicadores inflexíveis¨

¨A chave do sucesso na vida é representar consistentemente sua experiência, de forma que apóie você para produzir melhores resultados para si e para os outros. Restruturar em sua forma mais simples é mudar a declaração negativa em positiva, trocando a estrutura conceitual usada para entender a experiência¨

________________________________________________

¨Quer você acredite que pode fazer alguma coisa, ou acredite que não pode, você está certo¨. Quando você acredita que possa fazer alguma coisa está mandando mensagens coerentes ao seu sistema nervoso, que dizem que pode fazer alguma coisam ele então avisa o cérebro para produzir o resultado que deseja, e isso abre a possibilidade para que aconteça.

¨Temos uma estratégia para conseguir qq coisa na vida: A sensação de amor, atração, motivação, decisão, qq uma. Se descobrirmos qual é nossa estratégia para o amor, por exemplo, podemos acionar esse estado a vontade. Se descobrirmos que medidas adotamos, e em que ordem, para tomar uma decisão, então se mantivermos inde...cisos, poderemos nos tornar cheio de decisão em questão de momentos¨.

Há estratégias para conservar a saúde, para se sentir feliz, amado durante toda a sua vida. Se encontrar pessoas de sucesso ou derelacionamentos satisfatórios, vc só precisará descobrir sua estratégia e aplicá-la para produzir resultados similares e poupar muito tempo e esforço.

Como eliciar estratégias de alguem?? A chave para eliciar estratégias é saber que as pessoas lhe dirão tudo que vc precisa conhecer sobre suas estratégias. Elas lhe dirão em palavras, como usam seus corpos, elas lhe dirão até com um olhar. Vc pode aprender a ler uma pessoa com tanta perícia como aprende a ler um livro ou um mapa.

____________________________________________

¨No sentido básico, uma crença é qualquer princípio orientador, máximas, fé ou paixão que pode proporcionar significados e direção de vida. Estímulos ilimitados estão disponíveis para nós. São os filtros pré-arranjados e organizados para nossas percepções do mundo. São como comandos do cérebro¨.

Se represantarmos para nós que as coisas não vão funcionar, elas não funcionarão. Se formarmos uma representação que as coisas funcionarão, então criamos os recursos internos que precisamos para conseguir o estado que nos apoiará na produçã...o de resultados positivos.

¨O que precisamos fazer ao copiar pessoas é encontrar as crenças específicas que fazem-nas representar o mundo da forma a permitir que tomem medidas efetivas. Precisamos encontrar com exatidão como representam para si sua experiência no mundo. O que fazem visualmente em suas mentes, o que dizem, o que sentem? Mais uma vez, se conseguirmos as mesmas exatas mensagens em nossos corpos, podemos conseguir resultados semelhantes¨ (Processo de modelagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário