domingo, 28 de março de 2010

O Universo holográfico

Outra descoberta da física moderna sugere que nós talvez estejamos enganados em conceber as partículas atômicas como entidades separadas e distintas. Em um nível mais fundamental, parece haver apenas padrões energéticos que geram uma aparência de partículas separadas. Esta proposição traz consigo a implicação revolucionária de que todos nós estamos intrisicamente entrelaçados no tecido constitutivo do Universo; ou seja, em alguns aspectos, somos interligados, ainda que em outros possamos parecer fisicamente separados.

David Bohm introduziu a noção de ordem implicada ou implícita (implicate order) sendo ela um nível de ordem não-perceptível pelos sentidos ou por qualquer aparelhagem física. No plano da ordem implícita, cada parte do Universo contém o Universo inteiro dobrado em si mesmo. Para entender este aspecto é feita uma analogia com a técnica fotográfica da holografia.

Cada ponto de uma fotografia normal é uma parte específica da imagem final. Para a imagem ser vista corretamente, todos os pontos precisam estar na posição correta. Em um holograma, por outro lado, cada ponto da chapa fotográfica registra dados à imagem inteira. Cada parte da imagem fica codificada em todas as partes da chapa. Como em qualquer região da chapa fotográfica contém informações sobre a imagem toda, cada parte é capaz de reproduzir a imagem em sua totalidade.

Livro: O despertar da Terra - o cérebro global - Peter Russell

Nenhum comentário:

Postar um comentário